terça-feira, 15 de novembro de 2016

Destapadas as estátuas da Praça da OMM – O que dizer?

Desde a manhã de ontem (29), as obras de arte que embelezam a Praça da OMM, em Maputo, encontram-se destapadas para a alegria dos citadinos que se fazem passar por aquela praça.
No entanto, há pequenas considerações a ter em conta. Quem for visitar a Praça da OMM ainda hoje, vai constatar que nem todas obras foram destapadas. A estátua principal, que está no centro da Praça foi destapa por alguns minutos, mas voltou-se a tapar. Portanto, posso dizer que me sinto felizardo parcialmente, porque fui capaz de vê-la por alguns minutos. Notei que na mesma estátua principal, nela está representada uma mulher grávida e com um filho a puxar pelo braço. Só espero que o filho que esta puxa, não tenha menos de dois anos. Porque a OMS recomenda o espaçamento de dois anos em cada criança que a mulher traz ao mundo.
Por outro lado, as estátuas de ferro que se encontram a volta da Praça mostram mulheres em variadas situações. Acredito que são moçambicanas de extensão e xikequeta (não sei traduzir). Umas com crianças no colo, enquanto estão carregadas de trouxas na cabeça. Diria que acertaram em evidenciar a realidade de muitas mulheres rurais e, até urbanas, sobretudo aquelas que vendem nos mercados. Mas, será que não podiam ter representado uma cena exemplar, que queremos construir para a nossa sociedade? Talvez mulheres sendo instruídas, mulheres de negócio ou no parlamento?
Os estudiosos costumam dizer que os monumentos são espaços onde se discutem ideias e onde se constrói a memória de um povo. Em suma, referem que é um espaço de consensos e divergências. Portanto, sou de opinião de que a representação daquelas estátuas é de mulheres sofridas e que desempenham apenas trabalhos reprodutivos. Se não fosse o caso, não teríamos mulheres com crianças no colo e carregadas de outros fardos.
Se representassem mulheres que desempenham outro tipo de actividade que não seja de cuidadora, isso mudaria a nossa forma de ver as mulheres. Porque as pessoas são formatadas a partir das representações sociais do meio que as circundam, dos papéis de género, será que as nossas meninas também não vão querer ser mães ou carregadoras de trouxas como as “mamanas” que vem representadas nas estátuas?
São assuntos por se pensar. Mas para já, estou feliz porque a nossa cidade ganhou um novo rosto com o destapamento das estátuas da Praça da OMM.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente