terça-feira, 15 de novembro de 2016

PAIS: ATENÇÃO AOS PROGRAMAS TELEVISIVOS INFANTIS

Há quem diga que nos últimos dias tenho estado sob ataque de uma crise qualquer, criticando a todos e a tudo que aparece pela frente. Quem assim pensar, pode ter alguma razão. Pois, é minha forma de ser. Me caracterizo pela inconformidade com relação as vicissitudes actuais que avassalam a nossa sociedade. E, por isso, sempre que posso, reservo algum espaço do meu exíguo tempo para tecer uma crítica social e publicar nos vários meios de comunicação electrónico a que estou inserido.
Desta vez, venho chamar atenção aos pais para que prestem atenção aos programas que são acompanhados pelas suas crianças, ao mesmo tempo que aproveito para contestar contra as televisões nacionais que tem demonstrado pouca preocupação em produzir programas infantis que visam entreter as nossas crianças com conteúdos nacionais, ao mesmo tempo que as educa para que possam crescer saudáveis e desenvolver um espírito patriótico. Por outro lado, particularmente, sinto-me desapontado pelo facto de que os poucos programas existentes direccionados aos petizes, pouco ajudam para a sua educação, se não para incentivar o seu crescimento precoce. Ora vejamos, por exemplo, falando da música que é a componente que considero mais problemática nestes programas, vão notar que as músicas que são passadas, não são apropriadas à esta faixa etária pela mensagem obscena que apresentam e a grotesca que tratam o corpo da mulher.
Tem sido normal um pai ou mãe decidir dedicar um pouco do seu tempo ao lado da família, assistindo algum programa nacional enquanto conversa com as crianças. No entanto, vai sentir-se obrigado a mudar de canal pelo facto de que o que vai assistir ao lado da pequenada são outras crianças dançando música adulta e gesticulando cenas de sexo explícito, mexendo o corpo como se estivesse num acto sexual (perdoem tamanha intromissão). Não vou falar de nenhum programa específico para não precipitar uma avaliação preconceituosa. É preciso que os pais (quando digo pais, falo do pai e da mãe, convenhamos que se vai entender dessa forma) sejam mais selectivos no tipo de programa que acompanham com as suas crianças para que não contribuam para a depravação social.
Canções que dizem "mexe assim", ou "me pega daqui, me pega dali" e "dog style", no meu entender não deviam fazer parte do repertório de um programa infantil. Porque mechem com o imaginário destas e das pessoas adultas. Como teria dito no que concerne as televisões, que não iria fazer menção a nenhuma delas, também não me vou direccionar a nenhuma musica e nem a um cantor (cantante) específico. É daquelas situações que se diz, “não dê o peixe ao homem, ensine-lhe a pescar”. É verdade que aqui não se trata de pesca, mas sim, dar início a um debate onde cada um vai tirar as suas próprias conclusões e definir o que fazer daqui para frente de modo a não perigar as suas crianças com conteúdos musicais e programas impróprios para as suas idades.
Alias, podemos até culpar as estações televisivas, enquanto elas também são vítimas da depravação social dos últimos tempos. Onde a televisão é posta ao serviço dos grandes magnatas que só estão preocupados em criar uma legião de consumidores despidos de humanidade e valores morais. Os artistas, destes nem vale a pena deles falar. Muitos destes apenas, também estão preocupados em fazer dinheiro, como resultado deste capitalismo selvagem.
Portanto, caso se queira ter alternativa de música para as nossas crianças, teríamos de recorrer a músicas estrangeiras, como as brasileiras que cantam "brincadeiras da roda", a história da "Aranha desobediente" ou ainda o "Sapo que vive no lago, mas que não lava o pé". Para mim, é isso que devia atiçar o imaginário das crianças e não estes "estilo xa bob". É verdade, que essa prática de recorrer a música estrangeira não ajuda para a consolidação do sentido de pertença a moçambicanidade que também transmite os seus valores culturais através da música. Mas é daquelas situações que se pode preferir um mal menor para as gerações futuras do que uma nação inteira com adultos sem referência.
Para já, dispenso-me com votos de um bom final de semana. Que aproveitem o vosso precioso tempo para passar ao lado das vossas crianças, educando e aprendendo através delas. Pois, desta forma contribuem para a construção de pilares que vão sustentar o tecido social que faz o teto deste vasto Moçambique.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente