terça-feira, 15 de novembro de 2016

O Risco de Brincar em Bandos na Juventude

O ser humano por excelência é um ser gregário. Isto é, precisa de se relacionar com os outros, criar laços de afecto e amizade para que não se sinta isolado do resto do mundo. Esta é uma necessidade tão importante quanto a necessidade que tem de respirar. Porque logo ao nascer, desde a tenra idade, a pessoa tem a sua família nuclear que a ensina a se relacionar e a lidar com os outros para ter certos benefícios necessários à própria condição humana como se alimentar, se agasalhar e receber amor dos seus pais.
Antes de avançar mais neste meu texto, é preciso clarificar alguns pontos para o entendimento do objectivo que me norteia no escrito. É fundamental perceber que se trata de uma opinião pessoal, fruto das vivências do dia-a-dia e da vontade que tenho de ajudar os outros jovens a saberem lidar com certas situações intrínsecas a fase da juventude e da adolescência que também passei ou que ainda estou a passar. Pois, a partir da adolescência, sentimos uma vontade enorme de reafirmar cada vez mais as nossas amizades, nos identificamos com um certo grupo do que o outro. No entanto, poucas vezes, conseguimos enxergar os riscos que existem de trás destes grupos, das brincadeiras feitas em bando. É preciso entender ainda que quando digo bando, me refiro a um grupo de pessoas. O mais prático neste sentido, seria falar de grupo do que de bando, porque que estou a tratar do ser humano. Normalmente, usa-se o termo “bando” quando falamos de outros animais. Entretanto, não encontrei outra forma para tornar o texto mais apetecível de se ler. Daí o titulo formulado daquela forma. Portanto, acredito que me vão compreender quando estiverem a ler.
Todavia, o que tenho verificado nos grupos de amigos ou nos bandos, dependendo da forma como queiramos tratar, é que há sempre um líder no seio deste, que comanda a todos. Este individuo que lidera o grupo, é tão carismático que todo o resto do grupo orbita nas suas ideias. A sua voz parece mais fácil de se ouvir. Não importa se está certo ou errado. Aliás, quando se está sob a liderança de uma pessoa carismática, parece que os outros membros do grupo deixam de pensar individualmente e passam a ter uma mentalidade colectiva. Isto acontece entre os amigos da infância, irmãos da igreja, colegas da escola e do trabalho, até mesmo dentro de casa, entre irmãos. Há sempre uma pessoa que parece que foi nascida para liderar ou outros. E, isso é muito bom quando o grupo se junta para coisas positivas como estudar em grupo, ir à igreja e, entre outras coisas que ajudam o mundo a se tornar um lugar melhor de se viver. No entanto, o que tenho visto, é que facilmente as pessoas se associam para o mal, e, basta uma única pessoa para contagiar o grupo a coisas que levam a perdição. Por exemplo, se aprende a fumar e a beber dentro de um grupo de amigos. Dentro de um bando, facilmente se faz programas para saídas às discotecas e outros locais de diversão que quando encontrão uma pessoa com menos orientação, facilmente se perde no álcool e perde a sua juventude.
Contudo, como já havia falado, não são apenas coisas negativas que se podem aprender quando se brinca em grupo. O grupo de amigos pode ajudar a enfrentar os problemas com menos sofrimento, na medida em que teremos várias pessoas para nos apoiar no caso de nos depararmos com certos desafios ao longo do trajecto das nossas vidas. Quando o grupo tem um líder com ideias positivas, influencia a todo o resto com atitudes construtivas que contribuem no desenvolvimento da personalidade dos outros membros. Portanto, não disse aqui que seria mau brincar em grupo ou em bando. Depende muito da nossa personalidade, da nossa capacidade de nos deixar influenciar e de influenciar os outros. A responsabilidade individual também é chamado a tona. Mas há que ter muita atenção para não se desviar para coisas negativas e perder de vista a sua vida. Seja líder de si e dos teus amigos em comportamentos que vão ajudar a humanidade a ser um lugar mais seguro de se viver.
Portanto, meu caro jovem e adolescente espero ter-te ajudado a melhorar a sua vida para melhor se orientar e se relacionar com os seus amigos. A não se deixar levar com ideias que em nada te vão valer no futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente