quinta-feira, 24 de abril de 2014

Publicidade Sexista



Acredito que a maior parte das pessoas que poderão ler este texto tem televisor em casa e se não tem um, logicamente tem a possibilidade de assistir em casa de um vizinho ou amigo próximo. E portanto já viu passar com certeza uma publicidade tentando vender um produto ou uma marca para o pessoal que fica nas suas casas sintonizado nas suas antenas. Mas, certamente o que muitos não puderam notar, foi que a maior parte de produtos de esfera doméstica, vendidos nestas publicidades são dominados por mulheres ou aparecem as mulheres com o papel activo, o homem e as crianças na passiva. Mas o que tem isso a ver? Acredito que neste momento estas a fazer esta pergunta para si mesmo, como se pudesses responder. Calma! Eu é que escrevo isto e por isso vou-te responder.
Não estou aqui para publicitar nem falar mal de nenhuma empresa. Mas, apenas quero descrever o que vejo e aquilo que penso de uma certa realidade: Podemos ter como ideia para evidenciar aquilo que falo, por exemplo, a publicidade do “milenium bim” que fala sobre como comprar o “credelec” via telefone. Estão a ver oque a senhora está a fazer enquanto o marido esta a ver futebol? Ela está ai a engomar de um lado, e doutro lado está o marido e as crianças a assistir o seu futebol bem relaxado. Então, imaginem se fosse ao contrário, não ia provocar um alarido? Agora, a gente se conforma porque acha aquilo normal faz parte da nossa cultura. A mulher tem que fazer tarefas domésticas, cuidar da casa, do marido, engomar e se ocupar demais tarefas da esfera domestica.
Outra publicidade parece tradição do milenium bim, é a do “milenium investimento” que mostra um jovem, trabalhador que volta à casa, encontra a mulher juntamente com os filhos e ela recebe-o levando o seu casaco para o conservar. O que quer isto dizer? Que a mulher é zeladora, ela é que cuida da imagem do marido enquanto vai trabalhar e enfatiza desta feita que o papel da mulher é de cuidar da casa.
Outra publicidade que serviria de análise é a de “clean Africa”, se calhar uma das que mais marcou as pessoas. Basta ouvir “para que, para que nkata udlile male yanga” (porquê mulher, comeste meu dinheiro) a gente vai se lembrar. Esta se associa a outra publicita do bim, descrita nos parágrafos acima. O pior desta publicidade é a própria musica que é sexista, que desvaloriza antes de tudo o corpo das mulheres como se tratasse de um objecto sexual que para a satisfação de um homem tem que se gastar dinheiro e não serve mais de nada se não for para isso. O exemplo desta publicidade para mim é mais gritante de todas as publicidades.
Outrora viram ainda, acredito a publicidade da laurentina que também deu de falar por causa de “esta preta é boa”. Esta publicidade também tenta se aliar o produto ao corpo da mulher, é como se a laurentina fosse “gostosa” como a pele de uma preta moçambicana.
Agora, cá comigo, vamos refletir: será que as mulheres só valem pelo corpo que tem? As mulheres não podem ter laser como os homens o fazem, não podem trabalhar fora de casa. Não acha que isto sustenta os estereótipos de género que concorrem para a subalternizam do papel das mulheres? Não é chegado o momento de pormos a mão na consciência e exigirmos que não passem esse tipo de publicidades sexistas? Não acha que este é um dos motivos para a violação das nossas irmãs? O que tu fazes, o que tu fazer?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente