segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

A maturidade, nem sempre tem a ver com a idade

É frequente, as pessoas relacionarem a maturidade dos indivíduos com a idade que tem. Contudo, para mim, não devia ser sempre assim. Ora vejamos, há certas pessoas com idades avançadas, mas que no entanto, vivem e pensam como se não tivessem a idade que possuem, não demonstram a maturidade ou responsabilidade relativas a sua idade. Os seus sonhos são limitados, as suas ideias andam a reboque dos outros, tem medo dos desafios, fogem dos problemas e vivem como autênticos marginais e sem pensamentos próprios. Portanto, não conseguem acumular o mínimo de experiência de alguém que se pode considerar madura.
Por outro lado, maturidade significa ser responsável de si mesmo e das suas ideias, ser assertivo, ter responsabilidade nas suas acções, ter coragem de enfrentar os desafios necessários para se ganhar experiência até se considerar alguém maduro. Tanto como o seu sinônimo, maturidade significa amadurecimento, que por sua vez significa que a pessoa cresceu até atingir o estágio necessário para ser considerado um indivíduo adulto, e isso não presume apenas a idade, mas sim, as suas actitudes e os seus pensamentos. Mas também, significa que as ideias desta pessoa não são contraditórias, que a mesma apreendeu dos erros do passado até ganhar experiência.
Contudo, há pessoas que nunca chegam a atingir um, nem outro estágio. Permanecem imaturas e consideram-se adultas. Vivem uma vida de covardes, buscam respeito por serem pessoas mais velhas, porem, não se dão o respeito que merecem. São indivíduos que para camuflar a sua imaturidade fingem ser rigorosos. Tratam as pessoas, com dureza e frieza, apenas para não chamar a atenção das suas actitudes medíocres, inconsequentes e sem noção.
Portanto, é bom que as pessoas cresçam e se comportem como deve ser. Que não exijam o que não podem dar, para que não lhes possa ser exigidas aquilo que nem sequer imaginam ser exigidas algum dia, a maturidade que pretendem. É bom que não se confunda a idade e a maturidade. Essas duas coisas nem sempre se relacionam

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente