terça-feira, 15 de novembro de 2016

Ilumine o Mundo

Da mesma forma que uma vela não perde o seu brilho acendendo a outra, também não perdes nada em ajudar o seu próximo. Além disso, uma sala iluminada apenas com uma vela tem menos luz do que uma sala iluminada com mais de uma vela. Por isso, não veja o seu papel como algo insignificante, tente ajudar as pessoas que te rodeiam com palavras positivas, encorajadoras e fortalecedoras de espírito. A sua existência nas pessoas que te conhecem vai valer a pena. O ar que tu respiras poderá justificar a vitalidade que faz o seu coração pulsar. O mundo vai tornar-se mais brioso e num lugar melhor de se viver.

Afinal em que vale ter o melhor carro do mundo, ter uma casa grande e comer tudo de bom, enquanto o seu próximo passa necessidades básicas? Em que a vida vale, se não é para contribuir pelo bem-estar social? O carro se estraga, a comida apodrece, a moda passa e o corpo morre. A única coisa que fica nas pessoas é a memória das suas boas acções. Sim, isso é eterno. E desafia todas as dimensões do tempo. Também já dizia o rei Salomão no livro de Eclesiásticas: Tudo nesta vida tem seu tempo e é passageiro. Hoje podes ter todos os bens matérias e uma saúde de ferro, mas ninguém conhece o dia do azar. Tudo pode acontecer. No leito do hospital, ou estatelado na estrada, na esquina entre a vida e a morte, te vais lembrar de tudo o quanto fizeste neste mundo, como um feixe de luz de uma fotografia. Vai rogar para que o tempo volte atrás e te possa ser dada a oportunidade de fazer tudo diferente. Infelizmente, a vida é uma escola com um único exame. São poucos os que tem uma segunda oportunidade como a Andressa Urich, que precisou morrer para viver, como conta no seu livro. Por outro lado, esses são os pensamentos que orbitavam na cabeça de um dos homens mais conhecidos no mundo da informática, o Steve Jobs. As suas últimas palavras mostravam o desapontamento em tudo o quanto tinha feito, pelo facto de pouco ter aproveitado do muito que tinha. Jobs quase chocou o mundo com palavras tão profundas, “Neste momento, estou na cama de hospital, lembrando toda a minha vida, e percebo que todos os elogios e riquezas de que estava tão orgulhoso. Tornaram-se insignificantes com a iminência da morte”- dizia na fase terminal, padecendo de cancer.
Não se desvie do seu caminho. Saiba que viemos a este mundo servir, e só nos será servido se soubemos servir com toda amabilidade e humildade. Escreva a sua história com uma caneta de ouro. Assine o seu nome de forma indelével no coração das pessoas, para que mesmo depois de morrer as suas boas acções continuem a acender o estopim do fogo da esperança no coração das pessoas. Do que morrer como se nunca tivesse vivido.
Para terminar, talvez mais um pouco das últimas palavras te façam bem. Espero que reflicta sobre elas e em tudo aquilo que está escrito neste texto:
“Só agora entendo, uma vez que você acumular dinheiro suficiente para o resto da sua vida, devemos seguir outros objectivos que não estão relacionados com o dinheiro. Deve ser algo mais importante:
Por exemplo, histórias de amor, arte, sonhos da infância... Ao não deixar de perseguir a riqueza, só pode converter uma pessoa em fracassado, assim como eu. – dizia Jobs
“Deus fez-nos de uma forma que possamos sentir amor no coração e não ilusões construídas pela fama ou dinheiro, como fiz em toda minha vida e não posso levar comigo.
Posso levar lembranças que o amor fortaleceu. Esta é a verdadeira riqueza que te acompanhará, lhe dará força e luz para ir em frente.
O amor pode viajar milhares de quilómetros e assim a vida não tem limites. Vá para onde queira á: Esforce-se para alcançar os seus objectivos. Tudo está no seu coração e nas suas mãos.”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente