terça-feira, 15 de novembro de 2016

1990: Memórias de uma Década De Fome

A situação que o país atravessa neste momento, me faz voltar no tempo e resgatar as memórias de um passado sofrido que estava bem guardado nas gavetas da lembrança. Os problemas que afligiam o país naquela época, no início e durante a década de 1990, não diferem muito do que hoje se vive. Na verdade, a única diferença notória é que naquela época saiamos de um contexto de pós guerra, originado do “cachimbo da paz” fumado em Roma, entre o governo e a Renamo em 1992.
Em geral, na década de 1990, a vida era bastante difícil em Maputo. Havia carência de produtos básicos nos mercados, incluindo a própria roupa. Consumir arroz era luxo. Por isso, o pouco arroz que encontrávamos era normal apanhar anzóis e outros metais enferrujados na panela. No entanto, o produto que mais abundava nos mercados, antes do arroz, era o milho. Vendido a canecas. Depois de comprado, homens e mulheres o pilavam e moíam para poder sobrevir. As famílias que tinham condições razoáveis, depois de pilar, o mandavam para as moageiras, poupando a energia braçal reduzida com a fome.
O outro produto que também abundava, contrastando com a falta de arroz, era a farinha de milho amarela. Quem nasceu nos finais da década 80 a princípios de 90, indubitavelmente, conheceu a papa amarela que era muitas vezes acompanhada com repolho. Alias, o repolho é outro conhecido nosso que não me posso dar o luxo de esquecer. Este aliado, socorreu-nos bastante para matar a fome. Algumas vezes, não precisava de acompanhante. Sozinho tomava a conta do recado.
(Continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente