terça-feira, 15 de abril de 2014

A dinheirocracia



Dinheirocracia- é um sistema de governação que assenta no cumulo do dinheiro do povo numa só pessoa.
A palavra dinheirocracia tem origem no vocabulário moçambicano que é composta por dinhe (dinheiro roubado) e Kratos (que significa poder). Neste sistema político o poder é usurpado pelos dirigentes mais corruptos e que querem aumentar o dinheiro na sua família através do roubo e de processos de gestão dos recursos do povo de forma não transparente.
Por outras palavras pode se dizer que é um regime de governação em que todas as decisões importantes sobre a gestão dos recursos de um país estão assentes nas mãos de um único indivíduo. Ele rouba, extravia, corrompe e esgota os recursos do povo. É um regime que pode existir num sistema individualista e roubacracista, onde existe o presidente que se elegi por si com recurso a fraude e onde por outro lado existe amigos e familiares do presidente que acabam se beneficiando da não transparência e no final do dia criam empresas e se beneficiam dos concursos secretos.
Uma das funções da dinheirocracia é limitar os direitos fundamentais dos seres humanos como a liberdade de expressão, de religião, a proteção legal, e as oportunidades de participação na vida política, econômica e cultural da sociedade.
A dinheirocracia funciona melhor em países onde o povo conhece os seus direitos, mas que não os exige. Essa sociedade corre um grande risco de entregar o país a águias de rapina que habitam os sete mares pelo mundo fora. Principalmente nos países emergentes ‘e onde este tipo de política ganha lugar.
“Tudo que aparece neste testo pode não ser verdade. Se parecer verdade, a carapuça não era para essa cabeça. Se serviu, talvez tenha sido feito para essa cabeça. Nunca se sabe, cada um podia tentar usar para ver se lhe serve.”

Adaptado (fonte (dis)conhecida)!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente