quarta-feira, 11 de junho de 2014

Sobre as nossas televisões

Já vinha sendo motivo de preocupação da minha parte pelo facto de a TVM estar a fazer propaganda barata a favor do partidão e de encobrir os reais acontecimentos do país. Com relação a STV, até pouco tempo mereciam confiança da minha parte. Entretanto, estão a caminho de perder essa mesma pelo facto de cada vez a mais estarem a dar maior enfoque a pré campanha do meu chara e, também, porque diminuíram aqueles programas que serviam de canal das massas para exporem as suas reais preocupações. Pois ao que me parece, agora estão preocupados em manter o “status” da televisão nobre e o preço disso é eles se tornaram uns judas.
No que concerne a TIM, tem alguma legitimidade em regredir um pouco a notícia forte que nos habituou a beber. Depois das bofetadas que deram aos dois jornalistas é merecido um pouco de repouso por parte deles. Contudo, estão a fazer um trabalho que ao meu entender enriquece a classe dos jornalistas. Por outro lado, os programas que a estacão televisivo tem vindo a desenvolver educam de certa maneira a população e desperta a consciência crítica dentro de nós de modo a que saíamos a rua e exijamos os nossos direitos.
Em relação a Ngugu tv não tenho muito a comentar. Entretanto, há uma necessidade de cada macaco trepar no galho que criou para si, sobre o risco de todos nós estarmos nas árvores que não são nossas. É verdade que pode ter havido alguma salada na frase dos macacos, mas o que quero dizer é que estes deviam preocupar-se em fazer teatro, palhaçada ou outro tipo de animação do que andarem a fingir de jornalistas. Sabe que as vezes quando convidam pessoas para analisar coisas sérias que acontecem no pais até fecho os olhos para não ouvir a vergonha que falam. Até estão a estragar o meu texto “queria dizer que fecho os ouvidos para não ouvir as suas baboseiras e os olhos para não assistir a tristeza que me trazem.”
Por fim, o meu descontentamento maior vai para a televisão miramar. Esta televisão, para além de estar a importar a violência das novelas para as nossas casas, por cima, pululam os nossos ouvidos com verdades distorcidas. Convidam e concebem programas para escovar. Não estão preocupados com os problemas que acontecem no país, mas sim, com os grandes negócios. Se é que é uma tv de verdade porque é que não deixam de estar a falar mal da globo ou outra coisa? Ou acham que a gente é cega? “Cresçam e evoluam” esse é o único conselho que tenho para estes daqui. Estar deste lado a assistir televisão não significa que só temos olhos para ver e deixar passar, mas também, temos uma mente que analisa, avalia e critica quando quer.
Chega pá

4 comentários:

Comente